A DIGITALIZAÇÃO
|
Pessoas, Processos
e Tecnologia para
a Transformação Digital
O VoxPop é um projeto de inovação que tem como ambição fomentar a transição digital do setor da mobilidade na capital portuguesa, através de um processo de mudança assente nos três grandes vetores da transformação digital: pessoas, processos e tecnologia.
Este surgiu de uma necessidade identificada por vários atores locais em trabalhar de forma mais colaborativa e transparente a partilha de dados de interesse público, de modo a permitir a identificação de oportunidades de melhoria no sistema de mobilidade e transportes de Lisboa e nos processos de planeamento e gestão de ativos mais eficientes. O VoxPop pretende, assim, responder a um conjunto de desafios não tecnológicos, nos quais se incluem governança, modelos de negócio, foco no utilizador e consequências indesejadas da inovação digital. O projeto é liderado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e mobiliza os vários agentes do ecossistema local de inovação (entidades do universo municipal, empresas privadas e sociedade civil). O VoxPop é financiado pelo Urban Innovative Actions, um programa promovido pela Comissão Europeia que visa financiar soluções ambiciosas e inovadoras para responder a desafios das cidades. O projeto arrancou em 2019 e terminará em agosto de 2023. |
Mobilização dos vários agentes do ecossistema local
Um dos primeiros passos para a mobilização dos vários agentes do ecossistema local de inovação foi a criação de um consórcio que agrega os principais atores do universo municipal de mobilidade: CML, EMEL, Carris, Metropolitano de Lisboa e Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML). Este consórcio conta ainda com a participação de três empresas para atividades-chave do projeto: Armis, Beta-i e Deloitte Portugal. Por outro lado, o projeto foi desenhado com vista a assegurar a participação ativa de cidadãs/ãos: as pessoas que efetivamente beneficiarão das soluções desenvolvidas. O VoxPop inclui a realização de uma Open Call dirigida à comunidade de inovadores, na qual uma parte significativa do orçamento – 1 milhão de euros – será reservada para o desenvolvimento de soluções digitais que vão ao encontro das necessidades de acessibilidade e segurança das pessoas mais vulneráveis da cidade. Com a criação de uma Aliança de Inovadores, um fórum para fomentar o diálogo com um grupo de agentes (stakeholders) interessados na partilha de dados de mobilidade e que, através de um processo colaborativo, permita criar formas de ultrapassar as atuais barreiras não tecnológicas a essa partilha de dados entre organizações. |
Valor dos dados
Desbloquear o valor dos dados
A abordagem do VoxPop passa por identificar desafios comuns para a cidade de Lisboa que envolvem entidades públicas parceiras do projeto, para que a definição das futuras regras à partilha entre organizações do ecossistema seja assente em casos de uso concretos.
Alguns desafios
A abordagem do VoxPop passa por identificar desafios comuns para a cidade de Lisboa que envolvem entidades públicas parceiras do projeto, para que a definição das futuras regras à partilha entre organizações do ecossistema seja assente em casos de uso concretos.
Alguns desafios
Aumentar a atratividade dos transportes públicos face ao carro
Como? Através da perceção de quais os percursos (com origem e/ou destino na cidade de Lisboa) em que o transporte público não fornece atualmente uma alternativa atrativa em comparação ao transporte individual (por exemplo, em termos de tempos de viagem). Desta forma, será possível identificar oportunidades de melhoria no planeamento da oferta dos transportes públicos da cidade. |
Melhoria da rede ciclável
Este desafio pretende explorar a adequabilidade da rede ciclável, em particular de ciclovias segregadas, com base nas dinâmicas de circulação de pessoas utilizadoras em distâncias curtas. Esta informação permitirá, consequentemente, que as futuras melhorias na rede sejam feitas de forma ajustada às reais necessidades. |
O processo
Para identificar oportunidades de intervenção em cada um dos desafios, os parceiros do VoxPop têm recorrido à ciência de dados, de modo a gerar informação que possibilita criar novas soluções de mobilidade ou melhorar as que já estão disponíveis. Juntamente com as ciências sociais e humanas e com métodos de investigação qualitativa centrados nas pessoas, que é um dos aspetos mais inovadores do projeto, permite assegurar que todas as soluções desenvolvidas têm como foco as reais necessidades, preferências e expectativas de quem irá usufruir das mesmas.”
EXEMPLO DE SOLUÇÃO JÁ GERADA
EXEMPLO DE SOLUÇÃO JÁ GERADA
BiciPark
Desenvolvimento do novo serviço de estacionamento seguro de longa duração para bicicletas na cidade Lisboa, executado pela EMEL, que conta já com 13 infraestruturas.
O processo de desenvolvimento envolveu as pessoas utilizadoras de bicicletas, desde o início, nomeadamente:
- Na fase de descoberta das principais barreiras a uma utilização mais frequente da bicicleta em viagens diárias na cidade;
- No mapeamento dos principais constrangimentos para estacionar uma bicicleta;
- Na cocriação de uma solução, que não só responde às reais necessidades das pessoas na cidade de Lisboa, como contribui para um sistema de mobilidade mais integrado.
Foi também criado um documento – Guia de Estacionamentos Fechados para Bicicletas em Lisboa – que estabelece princípios gerais, dirigidos a todas as entidades que tencionem instalar bicicletários comunitários.
BiciPark
Desenvolvimento do novo serviço de estacionamento seguro de longa duração para bicicletas na cidade Lisboa, executado pela EMEL, que conta já com 13 infraestruturas.
O processo de desenvolvimento envolveu as pessoas utilizadoras de bicicletas, desde o início, nomeadamente:
- Na fase de descoberta das principais barreiras a uma utilização mais frequente da bicicleta em viagens diárias na cidade;
- No mapeamento dos principais constrangimentos para estacionar uma bicicleta;
- Na cocriação de uma solução, que não só responde às reais necessidades das pessoas na cidade de Lisboa, como contribui para um sistema de mobilidade mais integrado.
Foi também criado um documento – Guia de Estacionamentos Fechados para Bicicletas em Lisboa – que estabelece princípios gerais, dirigidos a todas as entidades que tencionem instalar bicicletários comunitários.
exemplos de soluções em desenvolvimento
EXEMPLOS DE SOLUÇÕES EM DESENVOLVIMENTO
Ferramenta de apoio à navegação para pessoas vulneráveis
Esta solução, que se encontra em desenvolvimento pela Carris, que explora a integração de dados existentes, foca-se sobretudo no suporte a pessoas cegas, utilizadoras de cadeira de rodas e cuidadores de pessoas utilizadoras de cadeira de rodas.
A decisão baseou-se tanto na quantidade de pessoas afetadas, como na perceção de que tais grupos de utilizadores vulneráveis tinham problemas substanciais de mobilidade que podem ser atenuados através de uma solução digital. O processo de criação foi totalmente centrado nas pessoas utilizadoras, contando com o envolvimento dos grupos-alvo desde a fase inicial: do levantamento de necessidades, até às fases de cocriação para levantamento dos requisitos e teste da solução piloto.
Seis funcionalidades prioritárias da fase de cocriação:
- Acessibilidade da paragem;
- Existência de abrigo na paragem;
- Acessibilidade do veículo;
- Nível de ocupação do veículo;
- Informação de chegada de veículo;
- Identificação de paragens e alerta para saída do autocarro.
Foi possível compreender que:
- As pessoas com vulnerabilidades enfrentam não só barreiras físicas significativas à sua mobilidade, mas também que estas barreiras são agravadas pela falta de informação para o planeamento de viagens e navegação, nas ferramentas atuais que têm à disposição;
- A implementação deste tipo de solução não dispensa a colaboração com diversas outras entidades;
- A resolução das necessidades deste grupo-alvo mais específico, poderá igualmente beneficiar outros segmentos da população.
Cliente Observador
Esta é uma ferramenta de feedback do cliente, através da qual se tenciona garantir informação relevante e em tempo real do serviço prestado, no sentido de:
- Alinhar a experiência de utilização do transporte público com as expectativas de clientes mais “digitais”;
- Providenciar informação útil ao operador, para que este possa desenhar melhorarias do respetivo sistema, indo ao encontro das reais necessidades de quem utiliza estes meios.
Observatório da Mobilidade Urbana de Lisboa
Integrado nos Observatórios Lisboa, é um repositório de informação que agrega um conjunto de indicadores tendo por base a Visão Estratégica para a Mobilidade 2030 (MOVE Lisboa), para:
- Comunicar à população o desempenho do sistema, avaliar e, se necessário, corrigir as ações desenvolvidas;
- Avaliar, quer as medidas e ações implementadas, quer os novos sistemas e serviços, revendo as opções tomadas, fazendo ajustes, eliminando incongruências e melhorando continuamente todo o sistema de mobilidade.
Em particular para o VoxPop, permite:
- Agregar indicadores de monitorização e avaliação de impacto do projeto na cidade de Lisboa.
Pode consultar o Observatório, neste link.
Ferramenta de apoio à navegação para pessoas vulneráveis
Esta solução, que se encontra em desenvolvimento pela Carris, que explora a integração de dados existentes, foca-se sobretudo no suporte a pessoas cegas, utilizadoras de cadeira de rodas e cuidadores de pessoas utilizadoras de cadeira de rodas.
A decisão baseou-se tanto na quantidade de pessoas afetadas, como na perceção de que tais grupos de utilizadores vulneráveis tinham problemas substanciais de mobilidade que podem ser atenuados através de uma solução digital. O processo de criação foi totalmente centrado nas pessoas utilizadoras, contando com o envolvimento dos grupos-alvo desde a fase inicial: do levantamento de necessidades, até às fases de cocriação para levantamento dos requisitos e teste da solução piloto.
Seis funcionalidades prioritárias da fase de cocriação:
- Acessibilidade da paragem;
- Existência de abrigo na paragem;
- Acessibilidade do veículo;
- Nível de ocupação do veículo;
- Informação de chegada de veículo;
- Identificação de paragens e alerta para saída do autocarro.
Foi possível compreender que:
- As pessoas com vulnerabilidades enfrentam não só barreiras físicas significativas à sua mobilidade, mas também que estas barreiras são agravadas pela falta de informação para o planeamento de viagens e navegação, nas ferramentas atuais que têm à disposição;
- A implementação deste tipo de solução não dispensa a colaboração com diversas outras entidades;
- A resolução das necessidades deste grupo-alvo mais específico, poderá igualmente beneficiar outros segmentos da população.
Cliente Observador
Esta é uma ferramenta de feedback do cliente, através da qual se tenciona garantir informação relevante e em tempo real do serviço prestado, no sentido de:
- Alinhar a experiência de utilização do transporte público com as expectativas de clientes mais “digitais”;
- Providenciar informação útil ao operador, para que este possa desenhar melhorarias do respetivo sistema, indo ao encontro das reais necessidades de quem utiliza estes meios.
Observatório da Mobilidade Urbana de Lisboa
Integrado nos Observatórios Lisboa, é um repositório de informação que agrega um conjunto de indicadores tendo por base a Visão Estratégica para a Mobilidade 2030 (MOVE Lisboa), para:
- Comunicar à população o desempenho do sistema, avaliar e, se necessário, corrigir as ações desenvolvidas;
- Avaliar, quer as medidas e ações implementadas, quer os novos sistemas e serviços, revendo as opções tomadas, fazendo ajustes, eliminando incongruências e melhorando continuamente todo o sistema de mobilidade.
Em particular para o VoxPop, permite:
- Agregar indicadores de monitorização e avaliação de impacto do projeto na cidade de Lisboa.
Pode consultar o Observatório, neste link.
O VoxPop é liderado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML). Para além de assegurar que o projeto está alinhado com a visão e com as prioridades atuais para a cidade, a CML lidera as atividades do Modelo de Negócio de Partilha de Dados e pelo Observatório de Mobilidade Urbana em Lisboa, que se tornará uma estrutura-chave para a medição dos impactos do projeto. |
A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa tem como missão o desenvolvimento, gestão e exploração de soluções de mobilidade urbana, integrado no sistema global de mobilidade e acessibilidades de Lisboa. Como braço operacional da CML para a mobilidade urbana, a EMEL tem um papel muito ativo na execução do projeto. Será responsável pela gestão operacional do projeto, partilhando a responsabilidade pelas atividades de comunicação com a CML. A EMEL lidera, ainda, diversas atividades no Modelo de Negócio de Partilha de Dados e Integração de Dados Urbanos. |
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A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa é uma empresa de cariz municipal que, por delegação de competências, exerce as funções de autoridade de transporte. Com uma forte componente de inovação tecnológica, a TML é responsável pela gestão do sistema de bilhética utilizado pelos vários operadores de transporte e mobilidade da área metropolitana de Lisboa. A TML também promove o estudo e implementação de planos e políticas de acessibilidade, mobilidade e transportes, incluindo a prestação de serviços de interesse geral no âmbito do desenvolvimento, gestão e exploração de estacionamento e soluções de mobilidade urbana. É ainda a entidade responsável pela gestão da operação rodoviária municipal em 15 municípios e pela gestão de informação ao público, em particular da operação rodoviária. |
ARMIS é uma empresa de base tecnológica centrada na prestação de serviços de Tecnologias de Informação. A ARMIS lidera a implementação do Ponto de Acesso Nacional para a partilha de dados entre organizações, assegurando o seu desenvolvimento em código aberto para promover a adoção desta solução por outras cidades da UE. A ARMIS está, ainda, responsável por garantir a harmonização de dados da EMEL e CARRIS com as normas europeias DATEX II e NeTex. |
A Beta-i é uma consultora de inovação colaborativa com alcance global. A Beta-i lidera os trabalhos da Open Call, contribuindo com a sua experiência em programas de inovação aberta. Em particular, a Beta-i fará a mobilização do grupo de ONGs com vista a identificar os principais desafios a resolver e acompanhará o desenvolvimento das soluções selecionadas na Open Call, procurando também formas de promover a sua transferibilidade para mercados mais vastos. |
A Deloitte é líder global na prestação de serviços de audit & assurance, consulting, financial advisory, risk advisory, tax e serviços relacionados. A Deloitte, a partir de Portugal, coordena o Smart City Solutions Center, um centro que reúne competências diversificadas nas áreas de Smart Cities e Futuro da Mobilidade a nível global. A Deloitte é responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta de regulação e controle, que irá apoiar o município de Lisboa e os operadores de micro mobilidade na utilização do espaço público. |
Contactos
EQUIPA VOXPOPprojetos@emel.pt |
VOXPOP NA UIAAceder à página do projeto VoxPop na UIA aqui. |
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Projecto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através da iniciativa Ações Urbanas Inovadoras (UIA)
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