A DIGITALIZAÇÃO
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Pessoas, Processos
e Tecnologia para
a Transformação Digital
O VoxPop é um projeto de inovação que tem como ambição fomentar a transição digital do setor da mobilidade na capital portuguesa, através de um processo de mudança assente nos 3 grandes vetores da transformação digital: Pessoas, Processos e Tecnologia.
O projeto surgiu de uma necessidade identificada por vários atores locais em trabalhar de forma mais colaborativa e transparente a partilha de dados de interesse público, de modo a permitir a identificação de oportunidades de melhoria no sistema de mobilidade e transportes de Lisboa e processos de planeamento e gestão de ativos mais eficientes. O VoxPop pretende, assim, responder a um conjunto de desafios não tecnológicos, nos quais se incluem a governança, modelos de negócios, foco no utilizador e consequências indesejadas da inovação digital. O projeto é liderado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e mobiliza os vários agentes do ecossistema local de inovação (entidades do universo municipal, empresas privadas e sociedade civil). O VoxPop é financiado pelo Urban Innovative Actions um programa promovido pela Comissão Europeia que visa financiar soluções ambiciosas e inovadoras para responder a desafios das cidades. O projeto arrancou em 2019 e terminará em Agosto de 2023. |
Como é que o VoxPop mobiliza os vários agentes do ecossistema local de inovação?
Um dos primeiros passos para a mobilização dos vários agentes do ecossistema local de inovação foi a criação de um consórcio que agrega os principais agentes do universo municipal de mobilidade: a Câmara Municipal de Lisboa (líder do projeto), a EMEL, a CARRIS, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML). Este consórcio conta ainda com a participação de três empresas para atividades-chave do projeto: ARMIS, Beta-i e Deloitte Portugal. Por outro lado, o projeto foi desenhado com vista a assegurar a participação ativa de cidadãs/ãos, as pessoas que efetivamente beneficiarão das soluções desenvolvidas pelo projeto. O VoxPop inclui a realização de uma Open Call dirigida à comunidade de inovadores, na qual uma parte significativa do orçamento do projeto - 1 milhão de Euros - será reservada para o desenvolvimento de soluções digitais que vão ao encontro das necessidades de acessibilidade e segurança das pessoas mais vulneráveis da cidade. Com a criação de uma Aliança de Inovadores, um fórum que visa fomentar o diálogo com um grupo de agentes (stakeholders) interessados na partilha de dados e que, através de um processo colaborativo, permita criar formas de ultrapassar as atuais barreiras não tecnológicas a essa partilha de dados entre organizações. |
O VoxPop é liderado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML). Para além de assegurar que o projeto está alinhado com a visão e com as prioridades atuais para a cidade, a CML lidera as atividades do Modelo de Negócio de Partilha de Dados e pelo Observatório de Mobilidade Urbana em Lisboa, que se tornará uma estrutura-chave para a medição dos impactos do projeto. |
A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa tem como missão o desenvolvimento, gestão e exploração de soluções de mobilidade urbana, integrado no sistema global de mobilidade e acessibilidades de Lisboa. Como braço operacional da CML para a mobilidade urbana, a EMEL tem um papel muito ativo na execução do projeto. Será responsável pela gestão operacional do projeto, partilhando a responsabilidade pelas atividades de comunicação com a CML. A EMEL lidera, ainda, diversas atividades no Modelo de Negócio de Partilha de Dados e Integração de Dados Urbanos. |
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A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa é uma empresa de cariz municipal que, por delegação de competências, exerce as funções de autoridade de transporte. Com uma forte componente de inovação tecnológica, a TML é responsável pela gestão do sistema de bilhética utilizado pelos vários operadores de transporte e mobilidade da área metropolitana de Lisboa. A TML também promove o estudo e implementação de planos e políticas de acessibilidade, mobilidade e transportes, incluindo a prestação de serviços de interesse geral no âmbito do desenvolvimento, gestão e exploração de estacionamento e soluções de mobilidade urbana. É ainda a entidade responsável pela gestão da operação rodoviária municipal em 15 municípios e pela gestão de informação ao público, em particular da operação rodoviária. |
ARMIS é uma empresa de base tecnológica centrada na prestação de serviços de Tecnologias de Informação. A ARMIS lidera a implementação do Ponto de Acesso Nacional para a partilha de dados entre organizações, assegurando o seu desenvolvimento em código aberto para promover a adoção desta solução por outras cidades da UE. A ARMIS está, ainda, responsável por garantir a harmonização de dados da EMEL e CARRIS com as normas europeias DATEX II e NeTex. |
A Beta-i é uma consultora de inovação colaborativa com alcance global. A Beta-i lidera os trabalhos da Open Call, contribuindo com a sua experiência em programas de inovação aberta. Em particular, a Beta-i fará a mobilização do grupo de ONGs com vista a identificar os principais desafios a resolver e acompanhará o desenvolvimento das soluções selecionadas na Open Call, procurando também formas de promover a sua transferibilidade para mercados mais vastos. |
A Deloitte é líder global na prestação de serviços de audit & assurance, consulting, financial advisory, risk advisory, tax e serviços relacionados. A Deloitte, a partir de Portugal, coordena o Smart City Solutions Center, um centro que reúne competências diversificadas nas áreas de Smart Cities e Futuro da Mobilidade a nível global. A Deloitte é responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta de regulação e controle, que irá apoiar o município de Lisboa e os operadores de micro mobilidade na utilização do espaço público. |
Contactos
EQUIPA VOXPOPprojetos@emel.pt |
VOXPOP NA UIAAceder à página do projeto VoxPop na UIA aqui. |
Projecto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através da iniciativa Ações Urbanas Inovadoras (UIA)
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